RECLAMAÇÕES

Se for Associado, Contribuinte, Participante ou Beneficiário dos Fundos de Pensões pode apresentar uma reclamação ou apresentar a sua sugestão em qualquer momento. 


Para reclamar poderá:

1. Reclamar diretamente à Àgeas Pensões

Numa primeira fase, deverá dirigir a sua reclamação diretamente à Ageas Pensões, porque as reclamações são tratadas por uma área específica, autónoma que as analisará de forma imparcial. 

Ponto de receção e resposta:

Área: Apoio ao Cliente
E-mail: reclamacoes.pensoes@ageas.pt (recomendamos atualizar o seu endereço de e-mail na Área de Cliente)
Morada: Av. Dr. Mário Soares (Tagus Park), Edif. 10 2744 - 002 Porto Salvo


2. Reclamar ao Provedor do Cliente

O Provedor do cliente tem como função principal a defesa e promoção dos direitos, garantias e interesses legítimos dos clientes da Ageas Pensões e garantir a qualidade de serviço que lhes é prestado.


Se ainda não apresentou uma reclamação à Ageas Pensões, nos termos da lei, não poderá recorrer ao Provedor.


Se já apresentou uma reclamação à Ageas Pensões e:

- não concorda com a resposta ou
- a resposta não lhe foi dada no prazo de 20 dias (ou 30 dias nas situações complexas)
poderá dirigir a sua reclamação ao Provedor do Cliente.

Nome: Dr. Francisco José Correia de Matos de Medeiros Cordeiro

Morada: Calçada Nova de S. Francisco, 10 – 1º ​1200-300 Lisboa
Telefone: +351 213 431 045
Telefax: +351 213 420 305
E-mail: ​provedor@apfipp.pt


As reclamações apresentadas ao Provedor terão resposta escrita, com o respetivo parecer no prazo de 30 dias ou, nos casos mais complexos, no prazo de 45 dias.

Para mais detalhes consulte, por favor: Consulte aqui o regulamento.​​​​​

Recomendações do Provedor Ageas Pensões

Nos anos de 2018, 2019 e 2020, nos Relatórios de Atividades do Provedor, não existe qualquer recomendação para a Ageas Pensões.


3. Outras formas de apresentar reclamações

Pode também apresentar reclamações através do Livro de Recla​mações online, ou do Livro de reclamações físico existente nos locais onde exista atendimento ao público.
Poderá ainda dirigir a sua reclamação para a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.


4. Resolução Alternativa de Litígios

Poderá recorrer às entidades de resolução alternativa de litígios que permitem resolver litígios de consumo fora dos tribunais. Os processos nestas entidades são habitualmente rápidos, simples e pouco dispendiosos.

A Ageas Pensões é aderente ao CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros, para os casos de litígios relacionados com os contratos de seguro Automóvel, Multirriscos e Responsabilidade Civil. Nos restantes contratos de seguro a adesão é casuística, dependendo do litígio em concreto e do valor.

Contactos:

Sede Lisboa:
Morada: Av. Fontes Pereira de Melo, nº 11 - 9º esq., 1050-115 Lisboa
Telefone: 213 827 700
Fax: 213 827 708
Email: geral@cimpas.pt

Delegação Norte:
Morada: Rua Infante D. Henrique, 73, Piso 1, 4050-297 Porto
Telefone: 226 069 910
E-mail: cimpasnorte@cimpas.pt
Fax: 226 094 110

Para mais informações, consulte o site do CIMPAS ou o Portal do Consumidor: www.consumidor.pt


Informação específica relativa a resolução alternativa de litígios - contratação online

Sem prejuízo da possibilidade de recurso às entidades de resolução alternativa de litígios, sempre que esteja em causa uma situação de contratação realizada exclusivamente online (via internet), os litígios de consumo daí decorrentes podem ser resolvidos através da Plataforma Europeia de resolução de litígios em linha.

Esta plataforma, gerida pela Comissão Europeia e de utilização gratuita, dirige-se aos consumidores que contratem exclusivamente online (via internet) e destina-se a ajudá-los a resolver litígios sem ter de recorrer aos Tribunais.


A Ageas Pensões, enquanto associada da Associação Portuguesa de Fundos de Investimentos, Pensões e Patrimónios (APFIPP), aderiu ao Provedor dos Participantes e Beneficiários para as adesões individuais, designado por aquela entidade.

Compete ao provedor apreciar as reclamações relativas a adesões individuais que lhe sejam apresentadas pelos Participantes e Beneficiários, de acordo com os critérios e procedimentos fixados no respetivo regulamento de procedimentos.